Emnh

Saiba qual a importância do ortopedista ao longo da vida

Postado em: 20/09/2022

saiba-qual-a-importancia-do-ortopedista-ao-longo-da-vida

O ortopedista é o médico responsável pelo aparelho locomotor e pelo sistema musculoesquelético do corpo humano. Ele realiza o acompanhamento de lesões, doenças e desgastes nos tendões, ossos, músculos e articulações, por exemplo, estando presente em diferentes momentos da nossa vida.

No conteúdo de hoje, você conhecerá o papel do ortopedista em cada faixa etária e a importância de procurar esse profissional. Continue sua leitura e confira!

A importância do ortopedista na infância

O ortopedista pode acompanhar o desenvolvimento de um indivíduo desde a fase do pré-natal. O médico identifica alterações no bebê e já pensa em intervenções e cuidados para lidar com a situação, orientando os pais e os outros profissionais quanto ao que deve ser feito.

Após o nascimento, ele também realizará avaliações e verificará se tudo está dentro do esperado, iniciando os tratamentos o mais rápido possível quando a criança traz alguma questão.

O ortopedista pediatra atua com demandas como:

  • o pé torto congênito;
  • problemas de marcha — conforme a criança começa a andar;
  • fraturas;
  • luxação no quadril.

Contar com um especialista nessa fase da vida é algo fundamental, pois as crianças apresentam características específicas quanto aos tipos de lesão e às formas de tratamento. O ortopedista que estuda pediatria conhecerá as condições esperadas para cada idade e as formas corretas de intervenção.

A importância do ortopedista na fase adulta

O ortopedista que atende o público adulto trata lesões advindas do trabalho, da prática esportiva, de acidentes domésticos e de acidentes automobilísticos, além de de questões congênitas, doenças adquiridas e problemas vindos da infância, entre outros.

Algumas das questões mais frequentes em seu dia a dia são:

  • as bursites e tendinites;
  • a distensão muscular;
  • as rupturas de ligamento;
  • a dor na coluna e no nervo ciático. 

A prática incorreta de atividades físicas, a má postura e as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) no trabalho são algumas das causas principais dos problemas. Assim, para além de reabilitar e tratar do paciente, o médico ainda tem a função de conscientizá-lo e orientá-lo para uma melhor qualidade de vida.

A importância do ortopedista na terceira idade

O ortopedista acompanha as demandas frequentes da terceira idade e contribui para um processo de envelhecimento saudável de seus pacientes, lidando com as alterações em seu sistema locomotor e musculoesquelético. Essa fase da vida exige um maior cuidado com quedas, devido ao enfraquecimento natural dos ossos e das articulações. 

É importante prevenir e se orientar quanto a questões como a osteoporose, tendo também como demandas comuns:

  • a artrose;
  • a hérnia de disco;
  • a lombalgia;
  • as fraturas. 

O ortopedista pode atuar em conjunto com o fisioterapeuta, o neurologista e o geriatra, por exemplo, dependendo do quadro do paciente. Assim, ele garante um acompanhamento mais completo do indivíduo.

Agora você conhece a importância do ortopedista em todas as fases da vida! Conte com o apoio dos nossos profissionais, seja qual for o momento em que você ou sua família se encontrarem. Agende uma consulta e venha conversar!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta