Emnh

O que são doenças crônicas, autoimunes e infecciosas?

Postado em: 19/10/2022

o-que-sao-doencas-cronicas-autoimunes-e-infecciosas

Você sabe qual a diferença entre doenças crônicas, autoimunes e infecciosas? Conhecer as características desses quadros é importante para buscar a ajuda adequada e tomar os cuidados necessários.

No conteúdo de hoje você vai descobrir o que são essas classificações, assim como as doenças mais comuns em cada uma delas. Vamos lá? 

O que são doenças crônicas?

As doenças crônicas são aquelas permanentes, que devem ser acompanhadas, mas geralmente não têm cura. Seus sintomas podem estar presentes de uma maneira constante ou decorrer de crises periódicas, podendo ser controlados com o uso de medicação.

As doenças crônicas são provocadas por uma associação de fatores, incluindo questões genéticas, comportamentais e ambientais. Os maus hábitos no dia a dia, por exemplo, são precursores do seu surgimento, devido à má alimentação ou ao vício em álcool e drogas. 

Doenças crônicas mais comuns

Entre os vários tipos de doenças crônicas, as mais conhecidas são:

  • a hipertensão arterial;
  • a diabetes tipo 2;
  • o colesterol alto;
  • a asma;
  • o câncer;
  • a insuficiência cardíaca;
  • a doença de Parkinson. 

Os tratamentos das doenças crônicas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas são responsáveis por 71% das mortes por patologias no mundo. É fundamental, portanto, se atentar ao seu tratamento e tomar os devidos cuidados.

É necessário conciliar hábitos positivos com o uso de medicações, podendo contar com terapias complementares — como yoga e acupuntura. Uma boa alimentação, prática de atividades físicas e cuidados com a saúde mental são essenciais para controlar os sintomas e ter maior qualidade de vida.  

O que são doenças autoimunes?

As doenças autoimunes são causadas pelo próprio sistema imunológico, que ataca o organismo como se ele fosse uma ameaça. Essas doenças podem ser:

  • sistêmicas — quando todo (ou grande parte) do organismo é atacado; 
  • locais — quando o ataque se dirige apenas a um foco no organismo.

São destruídas as estruturas de células e proteínas, causando uma série de complicações, de acordo com a região afetada. Não se conhecem as causas exatas dessas falhas imunológicas, mas é possível conviver com os seus impactos tomando algumas medidas. 

Doenças autoimunes mais comuns

Os tipos mais conhecidos nessa classificação são:

  • a Esclerose Múltipla;
  • a Doença de Crohn;
  • a Doença Celíaca;
  • a Diabetes tipo 1;
  • o Lúpus. 

Os tratamentos das doenças autoimunes

O tratamento depende do tipo de doença e da sua gravidade. Podem ser utilizados imunossupressores para inibir a ação do sistema imunológico, mas isso aumenta os riscos de infecções e contágios externos. 

Em outras situações, podem ser indicados remédios apenas para controlar os sintomas, mantendo o funcionamento do organismo e trazendo maior qualidade de vida ao paciente. É fundamental manter bons hábitos (como nos casos de doenças crônicas), já que isso ajuda a reduzir os impactos dos problemas e a sua intensidade. 

O que são doenças infecciosas?

As doenças infecciosas, por sua vez, são aquelas causadas por microorganismos — como bactérias, vírus, fungos e protozoários. Essas estruturas invadem o nosso corpo e trazem desde consequências mais simples até riscos fatais, dependendo do invasor e da nossa imunidade.

Os microorganismos chegam até nós por diferentes fatores. Eles podem ser transmitidos por meio de água contaminada, pelos alimentos, por objetos infectados ou por gotículas de saliva, entre outras questões. 

Doenças infecciosas mais comuns

Entre as várias doenças infecciosas, as mais conhecidas são:

  • a Covid-19;
  • a gripe;
  • a hepatite B e C;
  • a tuberculose;
  • a dengue. 

O tratamento das doenças infecciosas

O tratamento das doenças infecciosas depende do microorganismo causador, podendo envolver, por exemplo, remédios antivirais, antifúngicos ou antibióticos. É importante se hidratar e, mais uma vez, cuidar da saúde de forma integral, diminuindo os impactos desses problemas no dia a dia. Para além disso, é preciso se prevenir contra doenças infecciosas por meio da vacinação.  

Tanto as doenças crônicas quanto as autoimunes e infecciosas demandam um olhar atento e integrado para a saúde. O acompanhamento com um especialista, com psicólogos e nutricionistas ajuda a manter um maior bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

Agora você conhece a diferença entre as doenças crônicas, autoimunes e infecciosas. Se você tem algum sintoma e quer fazer uma avaliação, não deixe de agendar um horário!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta