Emnh

Ginecologia: quais as perguntas que a mulher deve fazer a um médico ginecologista?

Postado em: 30/11/2020

Ginecologia

Quando uma mulher vai a um ginecologista, é comum surgirem muitas dúvidas a respeito de sua saúde como todo.

Para te ajudar com essas questões, listamos as principais perguntas realizadas no consultório de um ginecologista. Vejam quais são elas.

1. Toda mulher precisa tomar anticoncepcional? Qual o melhor método?

Nenhuma mulher é obrigada a tomar anticoncepcional, porém os métodos contraceptivos são mais eficientes do que a camisinha para evitar uma gravidez não planejada. Somente um ginecologista é capaz de avaliar qual o melhor método para cada paciente, levando em conta as contraindicações de alguns deles. 

2. A vacina de HPV é obrigatória? 

Apesar de não ser obrigatória, a A vacina contra o HPV é bastante benéfica quando indicada a mulheres que ainda não iniciaram sua vida sexual, pois tem como função prevenir doenças causadas por este vírus, como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. 

3. É normal ter muita cólica, dor de cabeça e dor nos seios durante a TPM?

É comum que as pacientes relatem esses sintomas durante a tensão pré menstrual. Contudo, deve-se realizar uma investigação médica detalhada quando a paciente não apresentar melhora após o uso de analgésicos e anti-inflamatórios e também quando os sintomas comprometerem as atividades cotidianas.

4. O que fazer com a falta de libido?

Algumas mulheres que tomam anticoncepcionais podem perder um pouco da libido. Caso isso esteja atrapalhando a sua relação, converse com o seu médico.

5. É normal sentir dor no sexo?

Isso pode acontecer em algumas posições específicas ou se a mulher não estiver bem lubrificada. Mas, via de regra, a dor durante a relação sexual deve ser um sinal de alerta para investigar a existência de patologias que possam ser a causa desse desconforto.

6. Por que tenho infecção urinária tantas vezes? 

A infecção do trato urinário (ITU), comumente chamada de infecção urinária, é muito mais comum em mulheres do que em homens. Algumas delas possuem maior predisposição a ter tanto a ITU, devido a uma queda de imunidade, exposição solar intensa e a própria TPM.

Existem alguns hábitos que contribuem para uma redução no número de episódios:  esvaziar a bexiga após relações sexuais, urinar sempre que sentir vontade, sempre fazer a higiene após urinar ou evacuar (da frente para trás).

7. É possível engravidar estando menstruada?

Se considerarmos que o seu ciclo esteja regulado e, principalmente, se você estiver tomando anticoncepcional, não será possível engravidar. Entretanto, nem por isso deve-se deixar de usar a camisinha.

8. A camisinha feminina substitui a masculina?

A camisinha feminina substitui a masculina e é até considerada mais segura, pois protege os grandes lábios, região que pode ser afetada pelo HPV e herpes. 

9. O que é ovário policístico e quais são os sintomas?

A síndrome dos ovários policísticos é um quadro caracterizado por alguns sinais e sintomas clínicos associados a um aspecto multi folicular dos ovários ao ultrassom. Os principais sinais e sintomas clínicos são obesidade central, aumento de pelos distribuídos pelo corpo, irregularidade menstrual e dificuldade para engravidar.

10. Como faço o autoexame nos seios?

O melhor jeito de fazer o autoexame nos seios é durante o banho, no chuveiro, ou deitada: coloque a mão direita atrás da cabeça e deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda fazendo movimentos circulares por toda mama. Repita o movimento do outro lado.

11. Qual o período considerado correto para uma menstruação regular?

O normal é que ela ocorra entre 25 e 35 dias após os primeiros dias da menstruação anterior.

12. Posso tomar a pílula do dia seguinte se uso anticoncepcional? 

Se você faz uso do anticoncepcional, provavelmente será necessário tomar a pílula do dia seguinte. É importante ressaltar que este método deve ser utilizado rotineiramente como anticoncepcional. Seu uso deve ser restrito a situações emergenciais.

13. Tive um sangramento após o sexo. Posso ter me machucado?

Ter sangramento após a relação sexual pode ser consequência de alguma lesão vaginal ou vulvar provocada durante a penetração do pênis na vagina. Entretanto, caso isso vire uma rotina, é preciso procurar o ginecologista para avaliação e investigação de outras possíveis causas.

14. Após quanto tempo de atraso da menstruação preciso me preocupar com uma possível gravidez?

Se a sua menstruação é regular, o atraso de sete dias já conta como possibilidade de estar grávida. Para tirar dúvida, você pode fazer o exame de farmácia e, de preferência o de sangue que mede a dosagem do hormônio beta hCG.

Não deixe de tirar todas as suas dúvidas quando agendar uma consulta com um ginecologista do Instituto Emnh.

Artigo escrito pela Dra. Veruska Barijan

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta