Emnh

Cirurgia Vascular: saiba como funciona e os cuidados pós-cirúrgico

Postado em: 14/05/2024

Cirurgia Vascular

A cirurgia vascular é feita quando outros métodos de tratamento não-invasivo não conseguiram eliminar ou disfarçar as varizes, que continuam causando desconforto e alterações estéticas das pernas. 

Existem alguns tipos de cirurgia vascular, mas nenhum tratamento cirúrgico é definitivo, sendo que as varizes podem voltar a aparecer se o paciente não tomar os cuidados necessários, como controlar seu peso, manter uma alimentação balanceada, praticar exercício físico e melhorar a circulação sanguínea. 

Tipos de Cirurgia Vascular

Abaixo listamos os principais tipos de cirurgia vascular. Confira!

Injeção de espuma

A injeção de espuma, conhecida também como escleroterapia com espuma, é uma técnica em que o médico injeta uma espuma especial diretamente nas veias dilatadas que estão provocando as varizes.

Esta espuma leva ao desenvolvimento de cicatrizes nas paredes da veia, fazendo com que ela se feche e impedindo que o sangue continue circulando por aquele vaso.

Na injeção é utilizada uma agulha bem fina e este tipo de tratamento normalmente não deixa qualquer tipo de cicatriz na pele.

Cirurgia a laser

A cirurgia a laser é indicada para tratar vasinhos ou varizes pequenas e é feita com a luz de um laser aplicada diretamente sobre o vaso da variz. Esta luz provoca calor dentro do vaso, eliminando-o lentamente até que desapareça completamente.

Radiofrequência

A radiofrequência funciona de forma semelhante à cirurgia a laser, utilizando calor dentro do vaso para fechar a variz. Para fazer isso, o médico insere um pequeno cateter no interior da veia a tratar e, depois, utilizando radiofrequência, aquece a ponta, deixando-a quente o suficiente para levar o vaso a fechar.

Microcirurgia de varizes

A microcirurgia de varizes, também conhecida como flebectomia ambulatória, é feita no consultório do cirurgião vascular com anestesia local. O médico faz pequenos cortes sobre as varizes e remove os vasos que estão provocando as varizes mais superficiais.

Embora se possa voltar a casa no mesmo dia da cirurgia, é recomendado ficar de repouso até 7 dias para permitir que os cortes cicatrizem corretamente.

Remoção da veia safena

A remoção da veia safena, também é conhecida como cirurgia tradicional, é utilizada no caso de varizes mais profundas ou grandes.

O médico faz um corte na perna e remove toda a veia safena, que não está funcionando corretamente. Assim, o sangue continua circulando por outras veias sem levar ao aumento da pressão por não conseguir passar pela safena.

A diminuição da pressão dentro dos vasos das pernas reduz o volume das varizes e evita a formação de novas, resolvendo problemas com varizes muito grandes, mas também vasinhos.

Pós-cirúrgico 

O pós-cirúrgico da cirurgia vascular depende do tipo escolhido de cirurgia que deve ser indicada pelo seu médico. No entanto, existem alguns cuidados que são comuns a vários tipos de cirurgia:

  • Evitar fazer esforços, como subir ou descer escadas, nos 2 a 7 dias;
  • Manter alguma atividade física, fazendo pequenas caminhadas em casa;
  • Deitar com os pés mais elevados que o quadril, para permitir a drenagem.

Quando a cirurgia implica um corte na pele, é importante ir regularmente ao hospital para fazer o curativo com um enfermeiro. Após a primeira semana de recuperação é possível iniciar pequenos passeios fora de casa, podendo-se retomar as atividades de rotina por volta das 2 semanas.

Porém, deve-se evitar levantar pesos e expôr as pernas ao sol nos primeiros 2 meses. Outras atividades, como a academia ou corridas, devem ser iniciadas aos poucos e depois do 1º mês de recuperação, sob a orientação e supervisão do cirurgião vascular.

Quer saber mais sobre a Cirurgia Vascular? Agende sua consulta com o Instituto Emnh. 

Artigo escrito pelo Dr. Simon Benabou

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta