Emnh

Como se preparar para diferentes tipos de Exames Médicos, incluindo jejum e restrição de medicamentos

Postado em: 05/02/2023

Se preparar adequadamente para os Exames Médicos é fundamental para obter resultados precisos e confiáveis. Cada tipo de exame tem suas orientações específicas, sendo importante ficar atento às recomendações do médico.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre o preparo dos principais tipos de exame. Tenha uma boa leitura!

Por que se preparar para fazer exames médicos?

Os preparos são importantes para deixar o organismo nas condições adequadas para a avaliação dos exames. Quando eles não são seguidos, as imagens ficam comprometidas as informações mostradas não são confiáveis.

Nosso organismo passa por várias transformações ao longo de um dia. Quando estamos em jejum, por exemplo, fica mais fácil observar certas estruturas internas e perceber suas verdadeiras condições, ou mesmo colher dados mais precisos sobre os índices glicêmicos e outros componentes no sangue.

Quando não cumprimos os preparos adequados, portanto, o médico não aceita os resultados obtidos e os testes devem ser refeitos. Isso atrasa o seu tratamento e prejudica seu tempo, assim como o do profissional.

Principais exames médicos e seus preparos

Agora que você já sabe qual é a importância de se preparar para os exames médicos, vamos mostrar alguns exemplos desse preparo na prática. Vale lembrar, porém, que essas são informações gerais, que podem ser alteradas conforme suas particularidades ou demandas do tratamento.

Confira a seguir, mas não deixe de conversar com seu médico e colher orientações específicas.

Exames de sangue 

São vários os tipos de exame de sangue, sendo que cada um visa avaliar componentes específicos e, portanto, o preparo pode se alterar. No caso do hemograma, o que é um dos mais comuns, é importante:

  • não tomar bebidas alcoólicas a partir de 72 horas antes do exame;
  • evitar exercícios físicos na véspera do exame;
  • fazer jejum por cerca de 3 horas antes do exame.

O exame para avaliar a glicose, por sua vez, exige um jejum de no mínimo 8 horas. Assim, é fundamental conferir as especificações de cada procedimento.

Exames de urina

Os exames de urina são parte da avaliação para detectar infecções urinárias, pedras nos rins e insuficiência renal, entre outras demandas. Eles não exigem a realização de jejum, mas pedem para suspender o uso de alguns laxantes e de vitamina C.

É importante que as mulheres não estejam menstruadas. Em alguns exames, é preciso colher a primeira urina do dia, algumas vezes dispensando o primeiro jato.

Exame de fezes

Os exames de fezes podem ser feitos para identificar bactérias e vírus no organismo, infecções e outros problemas, também variando de acordo com suas demandas. As orientações incluem não utilizar laxantes que não foram indicados pelo médico e suspender certos medicamentos, sendo que as mulheres devem aguardar três dias após a menstruação para algumas avaliações.

Exames de imagem

São vários os tipos de exames de imagem, sendo que alguns não pedem nenhum preparo e outros já trazem orientações. Conheça alguns exemplos:

  • para a mamografia, não é indicado usar cremes ou desodorante nas axilas;
  • para a ressonância magnética da pelve é preciso fazer jejum de 4 horas, inclusive sem tomar água, e ficar sem urinar;
  • para o ultrassom dos rins o jejum deve ser de 6 horas, retendo a urina algum tempo antes do procedimento. 

Esses foram os exemplos de como se preparar para “EXAMES MÉDICOS”. Não deixe de conversar com o profissional, tirar todas as suas dúvidas e anotar as orientações!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Conte com nossa equipe para cuidar da sua saúde: entre em contato e marque sua consulta!

Leia também:

Como interpretar resultados de exames médicos?

O que são doenças respiratórias crônicas?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta