Emnh

É possível retirar a safena?

Postado em: 12/10/2022

As safenas são veias localizadas nas pernas e fazem parte da circulação superficial dos membros inferiores. Quando estão doentes, aumentam a possibilidade de outras veias ficarem sobrecarregadas e desenvolverem varizes, ou provocarem edema (inchaço) e dores nas pernas.

e-possivel-retirar-a-safena

Para confirmar a presença das veias doentes, é fundamental a avaliação de um cirurgião vascular. Também deve ser utilizado um exame de imagem com ultrassom com doppler.

A partir desse diagnóstico e de uma avaliação detalhada do quadro clínico, pode ser indicada a termoablação da veia safena. Lembrando que, nem toda safena insuficiente precisa ser tratada!

Em muitos casos, a termoablação da safena é a primeira opção para o tratamento dessas veias, uma vez que o procedimento é menos invasivo, seguro e promove ótimos resultados. Em relação à cirurgia, a recuperação pós-operatória é mais rápida e menos dolorosa, diminuindo as chances de hematomas e inchaço.

Através de uma punção guiada por ultrassom, um cateter é introduzido dentro da veia, a ponta desse cateter emite calor e cauteriza a veia safena. A veia ocluída pelo laser, posteriormente, é reabsorvida pelo organismo do paciente.

Não existe a necessidade de repouso, apenas alguns dias sem esforços em excesso. O paciente é liberado para casa após o procedimento e pode retornar no dia seguinte para suas atividades habituais.

Precisa verificar sua saúde vascular? Entre em contato com o Instituto Emnh.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta