Emnh

Principais Transtornos Mentais e como eles são tratados

Postado em: 30/01/2023

Falar sobre Transtornos Mentais é fundamental para a promoção da saúde, sendo importante conhecer quais são os quadros mais comuns e como é o seu tratamento. A partir daí, podemos prestar atenção aos sinais e buscar ajuda sempre que necessário.

No conteúdo de hoje você vai conhecer alguns dos principais transtornos mentais. Tenha uma boa leitura!

Exemplos dos principais transtornos mentais

Existem diferentes tipos de “TRANSTORNOS MENTAIS”, que podem se apresentar com intensidades variadas e com características distintas em cada paciente. Os exemplos a seguir, portanto, são apenas uma introdução a esse assunto, para que você possa começar a compreendê-lo melhor. Confira!

Depressão

O sintoma mais comum da depressão é uma tristeza profunda, que permanece por mais de duas semanas no indivíduo. Ela pode ser acompanhada pela perda de interesse em atividades prazerosas, alterações do sono (seja insônia ou sono em excesso), alterações no apetite (para mais ou para menos), irritabilidade e apatia, entre outras questões.

Ansiedade

A ansiedade pode envolver a síndrome do pânico, as fobias ou o transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo. De uma forma geral, seus sintomas incluem o medo excessivo, a sensação frequente de um mau pressentimento, a preocupação recorrente e demasiada e o congelamento diante das situações.

Os sintomas físicos, por sua vez, incluem a dificuldade para respirar, as irregularidades no sono, a tensão muscular, os tremores, calafrios e dormências.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é caracterizado pela transição entre um estado eufórico e um estado deprimido, que se alternam com frequência sem uma motivação aparente. Um desses estados de humor pode ser predominante, mas a variação ainda ocorre, podendo ser acompanhada de sintomas como a tristeza profunda, as mudanças no padrão de sono, o isolamento social, as ideias de grandeza, o pensamento acelerado e a euforia.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno psicótico, que se caracteriza por distúrbios do pensamento, das atividades sociais e da percepção da realidade. Existem diferentes tipos de esquizofrenia, sendo que as crises podem ser marcadas por alucinações e delírios de várias ordens — como táteis, auditivos e visuais.

O tratamento dos transtornos mentais

Os transtornos mentais devem ser tratados de forma multidisciplinar, com o acompanhamento de um psicólogo e de um psiquiatra, entre outros profissionais. O paciente deve alinhar a terapia à medicação, o que faz toda a diferença para sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Bons hábitos alimentares, prática de atividades físicas e de lazer e socialização também são muito importantes para sua saúde. Os profissionais da área devem combater preconceitos e orientar a família para prestar o melhor apoio possível.

Podem ser procurados grupos de apoio tanto para o paciente quanto para os familiares, mas é sempre fundamental respeitar a vontade do indivíduo.

Esses foram apenas alguns exemplos dos transtornos mentais mais frequentes. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo de hoje, não deixe de entrar em contato para marcar uma consulta. Estamos à sua disposição!

Leia também:

Síndrome de Burnout: Conheça quais são os sintomas de esgotamento profissional

O consumo regular de frutas favorece a saúde física e mental

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta