Emnh

Telas e alimentos ultraprocessados: alerta para obesidade infantil

Postado em: 16/11/2022

Os alimentos apresentados às crianças logo nos primeiros anos da infância têm impacto no modo como elas comerão durante toda a vida. Se logo nas primeiras refeições elas se deparam com comida processada, cheia de conservantes, e sucos de caixinha, lotados de açúcar e sódio, fica mais difícil mudar os hábitos depois. Só que é exatamente o que vem acontecendo nas famílias brasileiras.

obesidade infantil

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6,4 milhões de crianças estão acima do peso ideal no Brasil, sendo que, desse total, 3,1 milhões já são consideradas obesas. Isso significa que, uma a cada 10 crianças entre 5 e 9 anos são diagnosticadas com obesidade infantil.

Esse excesso de peso está relacionado ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados: aqueles que passaram por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar e gorduras para realçar o sabor.

São pobres em micronutrientes, ou seja, vitaminas, sais minerais, água e fibras. E podem ser encontrados em enlatados, embutidos, congelados, sorvetes, refrigerantes, salgadinhos, frituras, doces, iogurtes industrializados, macarrão instantâneo, bolachas recheadas, achocolatados e outras guloseimas.

Outro grande vilão na luta contra a obesidade infantil é o sedentarismo. Com a pandemia, o uso de telas (smartphone, computador e tablet) aumentou e agora está mais difícil tirar os pequenos do sofá. Participar das tarefas de casa é uma forma de deixar a criança fisicamente ativa. Convide seu filho para auxiliar em atividades rotineiras, como arrumar a cama, dar banho no animal de estimação, cuidar do jardim ou participar de brincadeiras ao ar livre.

O sobrepeso infantil é um fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças, como colesterol, pressão alta e outros distúrbios cardiovasculares. Além disso, aumenta as chances do excesso de peso na vida adulta.

Agora você conhece os perigos dos alimentos ultraprocessados e do sedentarismo. Para maiores orientações para uma vida saudável, não deixe de agendar uma consulta para você e seu filho!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta