Emnh

Aneurismas

Em suma, os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo e caracterizam-se pela dilatação das paredes arteriais. Em geral, é uma condição muito silenciosa, com poucos sintomas relacionados. Contudo, pode evoluir  drasticamente para o rompimento da artéria.

Dessa forma, a artéria aorta, mais importante do corpo, está sujeita a aneurismas. Além disso, é o local onde mais ocorre este problema. Ela se inicia no coração, e atravessa o tórax até o abdômen, perto do umbigo, onde se divide para os membros inferiores.

Mas afinal, o que realmente caracteriza um aneurisma? Como identificar seus sintomas?

O que é Aneurisma

Em síntese, caracterizam-se por dilatações que surgem nas paredes de um vaso sanguíneo, geralmente artéria ou parte do corpo. Essa dilatação é causada por inúmeros fatores, como, por exemplo, a hipertensão arterial. Causa complicações severas, pelo risco de ruptura de sua área mais frágil, provocando sangramento que pode ser fatal.

Causa de um aneurisma

Como dito anteriormente, as causas de um aneurisma ainda não estão claras para a comunidade médica. Existem pessoas que já nascem com algum tipo de aneurisma, geralmente provocado por defeitos em partes da parede arterial.

A dilatação dos vasos sanguíneos, é um processo normal para o equilíbrio da pressão arterial e regulação térmica do organismo. O aneurisma é a dilatação excessiva, ocasionando em enfraquecimento das paredes arteriais. Por isso, muitos afirmam que ela costuma aparecer após traumas, infecções, hipertensão, tabagismo, entre outros fatores.

Muitas vezes,associa-se a gravidez  a formação e ruptura de uma artéria esplênica.

Dessa forma, existem locais no nosso corpo que são mais suscetíveis ao aparecimento de aneurismas. Dentre eles, podemos citar:

  • Intestino ( aneurisma da artéria mesentérica)
  • Baço ( aneurisma da artéria esplênica)
  • Parte de trás do joelho ( aneurisma da artéria poplítea)
  • Aorta, principal artéria do coração (aneurisma da aorta torácica ou abdominal)
  • Cérebro (aneurisma cerebral)

Surgem os principais tipos de aneurisma, citados na próxima seção.

Principais tipos de aneurisma

Aneurisma cerebral

Dilatação da parede de um vaso sanguíneo do cérebro, que pode levar a sequelas graves, como um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo pesquisas, 5% da população mundial tem algum tipo de aneurisma cerebral, e apenas um pequeno número têm sintomas relacionados!

Aneurisma da aorta torácica

Área dilatada na parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano. Ela é responsável por transformar sangue rico em oxigênio para as demais partes do organismo.

Aneurisma da aorta abdominal

Caracteriza-se pela dilatação da artéria na altura do abdômen. Doença grave com altas taxas de mortalidade, mas com grandes chances de cura se diagnosticado precocemente.

Por fim, entendo suas causas, como identificar os sintomas de um aneurisma?

Sintomas de um aneurisma

Em suma, os sinais e sintomas dependem exclusivamente do local do aneurisma. Dessa forma, se ele ocorrer perto da superfície do corpo, o paciente geralmente apresenta dor e inchaço na região, com uma espécie de caroço visível. Já aneurismas que ocorrem dentro do corpo, não apresentam sintomas.

Um exemplo, é o aneurisma cerebral. Ele é sentido apenas quando acontece o rompimento.

Por fim, se o aneurisma romper, o risco de morte é alto. Assim, pode haver dor, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca e vertigens.

Diagnóstico de um aneurisma

Antes de mais nada, qualquer anormalidade na pele, que você não sabe o que pode estar envolvido nas causas, procure um médico. Geralmente, são caroços aparentes.

Contudo, vale a pena citar, que nem todo caroço é necessariamente um aneurisma. Existem outras condições que podem levar ao seu aparecimento.

Portanto, em caso de diagnóstico positivo para o aneurisma, o médico irá lhe passar uma série de recomendações que devem ser seguidas à risca. Em outras palavras, o risco de morte é grande se não forem seguidas as devidas instruções. Um aneurisma é uma emergência médica que deve ser imediatamente tratada!!

Assim, os médico que podem passar um diagnóstico de aneurisma, são os seguintes:

  • Reumatologista
  • Angiologista
  • Cardiologista
  • Neurologista
  • Clínico Geral.

Tratamento de um aneurisma

Em suma, o tratamento do aneurisma inclui cirurgia, dependendo do tamanho e da anatomia. Atualmente, existem técnicas minimamente invasivas, das quais podemos citar o tratamento endovascular, realizado por equipamentos de hemodinâmica. Esses tipos de equipamentos tornam os procedimentos mais seguros e com menor risco de complicações e sequelas.

Dessa forma, o paciente fica menos exposto a sangramentos, infecções, hérnias, comuns nos tratamentos. Além, é claro, de uma recuperação mais rápida!

Como prevenir um aneurisma?

Primordialmente, como a maioria das doenças, seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e manter o colesterol em níveis saudáveis, são úteis na prevenção de aneurismas e de suas complicações. Além disso, controlar a pressão alta também ajuda a prevenir alguns tipos de aneurisma.

Outros fatores, como o tabagismo, devem ser evitados. Sabe-se que ele pode contribuir muito para um quadro de aneurisma!

Portanto, se você tem o hábito de fumar, procure um médico e acompanhe os meios para parar de fumar imediatamente. A princípio, outro detalhe também precisa ser observado. Se existe algum caso de aneurisma cerebral na família, deve-se visitar o neurologista periodicamente, para rastreamento do risco de surgimento de eventuais dilatações!

Não deixe de tirar todas as suas dúvidas quando agendar uma consulta com um profissional do Instituto Emnh.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta